REALIZAÇÕES DE 2016

 

BENEFICIÁRIOS:

  • Durante o ano de 2016 foram assistidas 20 crianças e 5 famílias de crianças acolhidas e de egressas. Todos os serviços são prestados de forma integralmente gratuita e permanente (durante todo o ano).

 

ALIMENTAÇÃO:

  • São fornecidas às crianças quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).
  • No ano, foram fornecidas 16.342 refeições e 17.440 lanches às crianças e aos funcionários.
  • Para isso, foram consumidas cerca de 12 toneladas de alimentos.

 

ASSISTÊNCIAS MÉDICA, ODONTOLÓGICA E PSICOLÓGICA:

TIPO DE ATENDIMENTO QUANTIDADE
Médico:
. Consultas
. Cirurgia
45
01
Odontológico 61
Psicológico:
. em grupo de crianças
. individual a crianças
. individual a funcionários
359
151
180
28
Vacinação 40
Exame laboratorial 22

 

 EDUCAÇÃO E LAZER:

  • 14 crianças frequentaram a rede pública de ensino (Escola Classe Sítio das Araucárias e Centro de Ensino Fundamental 4 de Sobradinho).
  • Todas as crianças participaram de atividades educativas na própria instituição, com ajuda de voluntários.
  • Foram realizados 16 passeios com as crianças (cinema, teatro, parque de diversão, clube recreativo etc.).
  • Houve 60 encontros, na própria Instituição, com grupos de pessoas (brincadeiras diversas, teatrinho, lanches especiais, cama elástica, oficinas de pintura e de cozinha, visitas de convívio e comemorações de datas diversas).
  • Houve 27 encontros de atividades lúdicas.
  • Foram oferecidas diversas sessões de filmes infantis e educativos em DVD, na própria Instituição.
  • Diariamente as crianças participaram de brincadeiras (jogar bola, andar de bicicleta, jogos de quebra cabeça, brinquedos diversos, parquinho, queimada, amarelinha etc.).

 

ESPORTES:

  • Jiu Jitsu: 46 aulas, ministradas por voluntários no Lar.
  • Natação: aulas externas para 4 crianças, duas vezes por semana.
  • Voleibol: aulas externas (três vezes por semana) para 3 crianças.

 

COMEMORAÇÕES:

  • Foram promovidas 14 festas comemorativas de aniversários.
  • Dia das Crianças e Páscoa.
  • Festa Junina promovida pela Instituição.
  • Festa de Natal com entrega de presentes pelo Papai Noel.

 

FORTALECIMENTO DE LAÇOS FAMILIARES:

  • As crianças receberam, na Instituição, 16 visitas de seus familiares.
  • Houve 12 saídas de crianças com seus familiares.
  • Foram prestados 18 atendimentos na Instituição a familiares de acolhidos.
  • Foram realizadas 4 visitas às famílias pela equipe técnica da Entidade.
  • Foram distribuídos 707 kg de alimentos e  134 unidades de material de higiene e limpeza a 5 famílias assistidas e a 1 instituição assistencial parceira.

 

DESLIGAMENTO DE CRIANÇAS ACOLHIDAS:

  • Reintegração Familiar: 3 crianças retornaram ao convívio familiar.
  • Adoção: 9 foram liberadas em processo de adoção.

 

EVENTOS BENEFICENTES:

  • Foram realizados 2 jantares beneficentes com distribuição de prêmios, um no Clube da Aeronáutica (maio) e outro no Clube da AABB (outubro).
  • Foram realizados vários bazares de produtos usados em parceria com a Creche Tia Hilda, no Varjão.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO:

  • 47 pessoas atuaram como voluntárias, dedicando parte de seu tempo disponível em atividades diversas na Instituição: de forma permanente: 4 diretores; semanal: 14; mensal: 27  (4 grupos); eventual: 1 médico e 1 psicóloga.
  • Principais atividades voluntárias:
  • acompanhamento escolar e inclusão digital das crianças.
  • produção de álbum individualizado sobre história de vida.
  • passeios mensais das crianças.
  • atividades lúdicas dirigidas, incluindo oficina de artesanato, auto cuidado, fotografia, gincanas, sessões de filmes e desenhos.
  • festas de aniversário das crianças.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA:

  • Foram gerados 10 empregos diretos com o funcionamento da Instituição: 1 psicóloga, 1 assistente social, 4 cuidadoras (mães sociais), 1 cozinheira, 1 lavadeira/passadeira, 1 serviços gerais e 1 trabalhador rural.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

  • 3 estagiárias do Curso de Serviço Social cumpriram estágio supervisionado na Instituição.

 

ASPECTOS FINANCEIROS

RECEITAS ANUAIS

 TIPO DE RECEITA VALOR EM R$ PARTICIPAÇÃO  %
Eventos beneficentes (Jantar e Bazar) 120.687,50 37,06
Mensalidade dos associados 85.728,63 26,32
Doações ocasionais 56.856,19 17,46
Doações em produtos 62.394,27 19,16
TOTAL 325.666,59 100,00

 

Nota: A Instituição não recebe recursos públicos.

 

DESPESAS ANUAIS

 TIPO DE DESPESA VALOR EM R$ PARTICIPAÇÃO %
Recursos Humanos 199.865,57 54,62
Assistência social (alimentação, educação, saúde) 89.795,69 24,54
Administrativas 19.689,44 5,38
Atividades de apoio 32.109,50 8,78
Provisões (depreciações de bens) 28.215,70 7,71
Outras despesas operacionais 3.664,37 1,00
Despesas/receitas financeiras (-) 7.433,42 (-) 2,03
TOTAL 365.906,85 100,0

 

RESULTADO DO EXERCÍCIO: DEFICIT NO ANO DE R$ 40.240,26

 

 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO:

  • Quantidade de crianças acolhidas: desde o início das atividades, em agosto de 2004, o Lar já acolheu 117 crianças, das quais 101 foram desligadas (68 em reintegração familiar, 33 colocadas em família substituta, 8 transferidas para outro serviço de acolhimento) e 8 permaneceram acolhidas no final do ano.
  • Motivo Gerador dos Acolhimentos: no período de 2004 a 2016, os motivos principais de acolhimento foram (cada criança pode estar enquadrada em mais de um motivo): negligência dos responsáveis (90%), drogadição dos responsáveis (52%), violência física e maus tratos (37%), abandono (29%), abusos psicológicos (11%), dentre outros.
  • Tempo de permanência na Instituição: desde o início das atividades a média de permanência das crianças no Lar é de 19,1 meses, sendo o maior período de 50,4 meses e o menor de 1,1 mês.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A Instituição vem cumprindo o seu objetivo. Durante o ano foram assistidas 20 crianças e 5 famílias. Foram fornecidas 33.782 refeições (lanches, almoço e jantar) às crianças acolhidas e aos funcionários, utilizando-se cerca de 12 toneladas de alimentos na elaboração dessas refeições. Foi também distribuída 0,7  tonelada de alimentos e 134 unidades de produtos de higiene e limpeza às famílias assistidas.

A avaliação e o monitoramento do serviço de acolhimento estão evidenciando uma mudança no perfil dos motivos geradores do acolhimento na Instituição. A “Drogadição dos Responsáveis” pelas crianças, que representou, na média do período 2004-2016, 52% dos motivos, no ano de 2016 passou para 75%.  Também foi ampliado de 3,4% para 20% o percentual da “Situação de Risco” que os infantes estavam expostos. Essa mudança de perfil está repercutindo no alto índice de rotatividade de cuidadoras, uma vez que se passou a exigir mais qualificação das mesmas para satisfazer às necessidades do atual público assistido.

O Trabalho Voluntário continua sendo de grande importância para o Serviço. Graças aos voluntários foi possível proporcionar aos acolhidos várias atividades como passeios, aulas de Jiu Jitsu, de natação, de voleibol e de evangelização.

Quanto aos recursos utilizados durante o ano, cabe ressaltar que os eventos beneficentes (Jantar e Bazar) continuam sendo a principal fonte de captação para Entidade. Essa fonte gerou 37% do montante arrecadado no ano, enquanto a segunda maior fonte (Mensalidades dos Associados) representou um percentual de 26%  dos recursos utilizados.

Em relação às doações recebidas durante o ano, cabe destacar a importância da parceria firmada com a Loja Maçônica Atalaia – 706 Norte, que viabilizou a assistência odontológica prestada num montante anual de R$ 9.600,00 em dinheiro. Enquanto que entre as doações recebidas em produtos para alimentação e limpeza, destaca-se o trabalho realizado pelo Grupo do ESDE, orientado pela Srª Norma, que representou a entrada de R$ 13.692,67 de recursos.

A Instituição agradece a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para os resultados alcançados, ao tempo em que manifesta o desejo de continuar contando com o comprometimento e a dedicação de todos (diretores, funcionários e voluntários) na busca do sucesso das atividades programadas para o ano de 2017.