REALIZAÇÕES DE 2015

BENEFICIÁRIOS:

  • Durante o ano de 2015 foram assistidas 23 crianças e cinco famílias de crianças acolhidas e de egressas. Todos os serviços são prestados de forma integralmente gratuita e permanente (durante todo o ano).

 

ALIMENTAÇÃO:

 

  • São fornecidas às crianças quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).
  • No ano, foram fornecidas 15.931 refeições e 17.026 lanches às crianças e aos dez funcionários.
  • Para isso, foram consumidas cerca de 11,5 toneladas de alimentos.

 

ASSISTÊNCIAS MÉDICA, ODONTOLÓGICA E PSICOLÓGICA:

 

TIPO DE ATENDIMENTO

QUANTIDADE

Médico

42

Odontológico

48

Psicológico:
em grupo
individual
a funcionários

144
64
15

Vacinação

49

Exame laboratorial

8

 

 

 

EDUCAÇÃO E LAZER:

  • 12 crianças frequentaram a rede pública de ensino (Escola Classe Sítio das Araucárias e Centro de Ensino Fundamental 4 de Sobradinho).
  • Todas as crianças participaram de atividades educativas na própria instituição, com ajuda de voluntários.
  • Foram realizados 13 passeios com as crianças (cinema, teatro, parque de diversão, clube recreativo etc.).
  • Houve 71 encontros, na própria Instituição, com grupos de pessoas (brincadeiras diversas, teatrinho, lanches especiais, cama elástica, oficinas de pintura e de cozinha, visitas de convívio e comemorações de datas diversas).
  • Houve 31 encontros de atividades lúdicas.
  • Foram oferecidas diversas sessões de filmes infantis e educativos em DVD, na própria Instituição.
  • Diariamente as crianças participaram de brincadeiras (jogar bola, andar de bicicleta, jogos de quebra cabeça, brinquedos diversos, parquinho, queimada, amarelinha etc.).

 

COMEMORAÇÕES:

  • Foram promovidas 14 festas comemorativas de aniversários.
  • Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Páscoa.
  • Festa Junina promovida pela Instituição.
  • Festa de Natal com entrega de presentes pelo Papai Noel.

 

FORTALECIMENTO DE LAÇOS FAMILIARES:

  • As crianças receberam, na Instituição, 179 visitas de seus familiares.
  • Houve 26 saídas de crianças com seus familiares.
  • Foram realizadas 44 visitas às famílias pela equipe técnica da Entidade e 37 encaminhamentos de familiares à rede de assistência.
  • Foram prestados 94 atendimentos na Instituição a familiares de acolhidos.

 

DESLIGAMENTO DE CRIANÇAS ACOLHIDAS:

  • Cinco crianças retornaram ao convívio familiar e três foram liberadas em processo de adoção.

 

EVENTOS BENEFICENTES:

  • Foi realizado um jantar beneficente com distribuição de prêmios no Clube ASBAC (agosto) e vários bazares com produtos novos e usados.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO:

  • 55 pessoas atuaram como voluntárias, dedicando parte de seu tempo disponível em atividades diversas na Instituição: de forma permanente: 3 diretores; semanal: 3; mensal: 48 (5 grupos); eventual: 1 médico.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA:

  • Foram gerados 10 empregos diretos com o funcionamento da Instituição: 1 psicóloga, 1 assistente social, 4 cuidadoras (mães sociais), 1 cozinheira, 1 lavadeira/passadeira, 1 serviços gerais e 1 trabalhador rural.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

  • 3 estagiárias do Curso de Serviço Social cumpriram 238 horas em 64 dias de estágio.

     

ASPECTOS FINANCEIROS

RECEITAS ANUAIS

 

TIPO DE RECEITA

VALOR EM R$

PARTICIPAÇÃO %

Eventos beneficentes (Jantar e Bazar)

115.077,80

35,9

Mensalidade dos associados

82.575,00

25,8

Doações ocasionais

71.377,76

22,3

Doações em produtos

51.397,39

16,0

TOTAL

320.427,95

100,0

 

Nota: A Instituição não recebe recursos públicos.

 

DESPESAS ANUAIS

 

TIPO DE DESPESA

VALOR EM R$

PARTICIPAÇÃO %

Recursos Humanos

184.534,12

56,3

Assistência social (alimentação, educação, saúde)

77.096,23

23,5

Administrativas

21.119,27

6,5

Atividades de apoio

16.174,88

4,9

Provisões (depreciações de bens)

28.916,62

8,8

Outras despesas operacionais

6.318,42

1,9

Despesas/receitas financeiras

(-) 6.371,94

(-) 1,9

TOTAL

327.787,60

100,0

 

 

RESULTADO DO EXERCÍCIO: DEFICIT ANUAL DE R$ 7.359,65

 

 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO:

  • Quantidade de crianças acolhidas: desde o início das atividades, em agosto de 2004, o Lar já acolheu 112 crianças, das quais 97 foram desligadas (65 em reintegração familiar, 24 colocadas em família substituta, 8 transferidas para outro serviço de acolhimento) e 15 permaneceram acolhidas no final do ano.
  • Motivo Gerador do Acolhimento: os motivos principais de acolhimento foram (cada criança pode estar enquadrada em mais de um motivo): negligência dos responsáveis (75%), alcoolismo dos responsáveis (25%), violência física e maus tratos (25%), abandono (23%), dependência química (16%), abusos psicológicos (8%), dentre outros.
  • Tempo de permanência na Instituição: desde o início das atividades a média de permanência das crianças no Lar é de 18,4 meses, sendo o maior período de 50,4 meses e o menor de 1,1 mês.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A captação de recursos em 2015 foi parcialmente prejudicada em decorrência da dificuldade de conseguir o empréstimo sem ônus de salão para a realização dos tradicionais Jantares Beneficentes, importante fonte provedora de receitas. Por esse motivo, realizou-se apenas um evento no ano em vez de dois. No entanto, cabe destacar que as mercadorias recebidas em doação da Receita Federal proporcionaram boa entrada de recursos através dos bazares realizados (cerca de R$60 mil). Outro fator importante foi a dispensa do pagamento da cota patronal ao INSS, em decorrência da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, o que reduziu as despesas anuais em R$35.775,81. Mesmo assim, foi contabilizado um déficit no exercício de R$7.359,65.

Não foi possível cumprir a meta de construção de mais duas casas, uma vez que não foram liberados os recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente devido às exigências  feitas pela Unidade de Gestão de Fundos – UNGEF, da Secretaria da Criança e do Adolescente do GDF, como: alvará de construção pela Administração de Sobradinho e manifestações da CAESB e do IBRAM, entre outras, ainda pendentes.

A Instituição agradece a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para os resultados alcançados, ao tempo em que manifesta o desejo de continuar contando com o comprometimento e a dedicação de todos (diretores, funcionários e voluntários) na busca do sucesso das atividades programadas para o ano de 2016.