O Grupo Luz & Cura foi fundado em 13.09.1994, em Brasília (DF), por um grupo de pessoas interessadas em desenvolver trabalhos sociais em prol dos mais necessitados, tendo, inicialmente, direcionado seus esforços na assistência psicológica e espiritual de pessoas portadoras do vírus HIV. É uma Associação sem fins lucrativos e sem vínculo religioso, com personalidade jurídica própria e independente, prestadora de serviços de forma gratuita e permanente.

Em setembro de 1997, recebeu, em doação, uma área de 7 hectares, no Núcleo Rural Sobradinho I, em Sobradinho (DF), onde hoje funciona a sede da instituição.

Em dezembro de 1998, iniciou as obras da construção das dependências do Abrigo, a partir de recursos obtidos por doações e levantados por meio de eventos beneficentes. Foram construídos um pequeno prédio de dois andares para moradia e atividades dos abrigados e outra edificação voltada para o apoio.

No período de 2001 a 2003, a instituição abrigou e amparou pessoas portadoras do vírus HIV / Aids, tendo assistido a 35 portadores carentes ao longo desse tempo, concedendo-lhes abrigamento, alimentação, orientação psicológica, atividades ocupacionais diárias, extração de documentos pessoais e transporte até os Centros de Referência em DST / Aids do DF para atendimento na área de saúde, entre outros.

Em agosto de 2004, a instituição alterou o seu estatuto e criou o Lar Jesus Menino, para abrigar crianças carentes e em situação de risco. Adequou suas instalações para o novo público e, atualmente, possui capacidade para acolher até 20 crianças.